domingo, 6 de maio de 2007

Nova versão do Pidgin (Gaim)

Já está disponível a tão esperada versão 2.0 estável do adorado multi-mensageiro Pidgin (Gaim).

Para quem não sabe, o Gaim teve de mudar seu nome devido a problemas com uma marca registrada da AOL. O nome escolhido para substituir é Pidgin que, segundo a Wikipedia, significa uma língua criada de uma mistura de outras línguas usada para comunicação entre pessoas de idiomas diferentes (mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Pidgin).

O Pidgin 2.0.0 não veio com grandes surpresas em relação ao que vinha sido implementado em suas versões beta. A esperada comunicação offline com usuários do Live Messenger ainda é precária, devido a utilização de um protocolo antigo para este fim. Já a comunicação offline na rede Jabber está implementada e em perfeito funcionamento.

Bom, se você utiliza várias contas de comunicação instantânea, das diversas suportadas pelo Pidgin, este é uma ótima opção para realizar as conversas sobre uma só plataforma.

Caso a comunicação offline do Live Messenger ainda seja uma prioridade para você, ainda terá que aguardar algum tempo, ou, levar seus amigos para outra rede, como a do Google (Google Talk) e ser livre.

Conheça o projeto e baixe em http://pidgin.im/

Nenhum comentário: